quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atividade 5 (Unidade 2)

Na unidade 1 discutimos sobre alguns programas brasileiros. Durante estas duas semanas que tal assistirmos alguma novela? Escolha uma e enquanto assiste, tenha a mão papel e caneta e procure responder as seguintes questões:

  • Qual o nome da novela e o canal que a exibe?
  • Qual o enredo da estória?
  • Quais os principais temas tratados durante as duas semanas que você vem assistindo?
  • Para qual público é destinada?
  • Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pela novela?
  • Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
  • A novela propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
  • Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
  • Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem, como falam, como andam, como são seus corpos, etc.?
  • Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
  • Há alguma caricatura pejorativa?
  • Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
  • E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais da novela?
  • Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste à novela?
  • Que tipo de relação ideológica existe entre a novela e os produtos vendidos na propaganda?
  • Esta novela pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
  • Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
  • Se pudesse reescrevê-la ou dirigi-la, o que modificaria?

Enquanto assiste à novela, fotografe ou pesquise na Internet e revista algumas cenas que podem ilustrar suas respostas.

A partir de suas anotações escreva uma resenha crítica, com 2000 caracteres aproximadamente, ilustre-as com suas fotos e publique aqui e em seu blog. Não se esqueça de colocar o link do seu blog no final de sua resenha, para que seu tutor possa visitá-lo.

UAB - Universidade Aberta do Brasil

UNB – Universidade de Brasília

Disciplina: Tecnologia Contemporânea na Escola 3

Tutora distância: Juliana Duarte de Souza.

Tutor Presencial: José Soares

Turma: TEA5

Acadêmica: Josefa Zélia Correa Belmiro.

Data: 01 de Setembro de 2010;Analisando a Tv.

O nome da novela que escolhi foi “Escrito nas estrelas”, o canal que exibe a rede Globo. O enredo da novela se relata com o personagem de Jayme Matarazzo (Daniel) se apaixonou pela personagem de Nathália Dill (Viviane), porém o personagem de Jayme acabou morrendo logo no começo da trama. Após sua morte o personagem de Jayme, volta a novela como um fantasma, sua “Missão” é a de não permitir que Nathália tenha um romance com seu pai (Humberto Martins).

Na semana em que venho a assistir à novela que vem desde o dia 23 a 28 a primeira semana, pude ver que a personagem Vitória está cada vez mais se aproximando do pai de Daniel, e que a pesar de está sendo precionada por Gilmar a enganar Ricardo, está cada vez mais apaixonada por ele, no drama Viviane como era filha de um traficante teve que mudar seu nome por Vitória, Ricardo proporciona uma festa e comemorar o aniversário de Vitória. A novela se passa cedo do dia, para mim é destinada a todos os públicos excetos crianças menores de 10 anos.

A novela é baseada em vidas passadas, Ricardo e vitória tiveram uma vida passada em Toledo, por isso se encarnaram por conta de que na vida passada não conseguiram ficar juntos, todos os itens acima estão afirmados na novela com certeza.

Todos os conceitos são passados como verdades absolutas de forma subliminar, contendo alguns assuntos recorrentes ao mundo e a sociedade em que vivemos já diversidade sexual nem tanto. O papel do homem e da mulher e da criança são bem retratado, porém só há preconceitos com relação aos mais pobres e negros na novela.

Os preconceitos existentes são de Mauro que dança balé se veste como um dançarino e seu próprio pai o preconceitos achando que seu filho seja gay, mas ele namora com Michele que também dança balé.

Várias são as propagandas nos comerciais, que são desde os cosméticos até as mínimas utilidades. Diversos dos produtos enunciados são tanto para o mesmo publico quanto para os outros públicos. Os tipos de idéias entre a novela e a propaganda e que muitas vezes quem a faz a propaganda é algum personagem da novela.

O comportamento dos personagens influencia sim o público, pois de certa forma a fala dos personagens o jeito de ser e de se vestir com certeza influencia o publico. A novela tem nota 10, pois está associada há alguns problemas da sociedade só que sendo exibida de outra forma. Se eu pudesse reescrevê-la ou dirigi-la queria que a Viviane ficasse com Daniel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário