quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atividade 04 da disciplina Tecnologia Contemporânea da escola 03.

(Unidade 2)

Assista em seu pólo ao filme O Show de Truman do diretor Peter Weir e discuta com seus colegas as seguintes questões:

  • Qual o tema central do filme?
  • Quais os principais personagens da história?
  • Quais os interesses de cada um deles?
  • Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
  • Qual o papel da mídia no filme?
  • Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
  • Caso afirmativo, poderia exemplificar?
  • De modo geral, quais suas impressões sobre a história?

Após a discussão, escreva uma resenha crítica com 2000 caracteres aproximadamente comentando estas e outras questões e publique aqui e em seu blog. Não se esqueça de colocar o link do seu blog no final de sua resenha, para que seu tutor possa visitá-lo.


Resenhando o Filme.

O tema principal do filme se passa a vida de Truman sendo o mesmo manipulado pelo domínio do poder. Este filme simboliza a manipulação do poder conosco pelo consumismo, o marketing, e a própria construção do desenvolvimento á nos indicia através dos grupos dominantes. Os principais personagens da história são Truman e os que em sua volta estavam.

O show de Truman como vimos nada mais é que uma ficção nas quais tudo que ele vivia em sua volta não passava de uma novela de sua própria vida sendo pra ele real. Em minha concepção ao assistir o filme o interesse de cada um exceto de Truman era proporcionar uma novela ou simplesmente um filme só que de sua vida e todos que faziam parte tinha um interesse de ganhar seu próprio dinheiro e também ganharem mais marketings.

Em minha percepção em relação à ética, percebendo que os interesses eram totalmente individuais, percebo que não havia muita ética do ponto deles, pois tudo que girava em torno de Truman Carrey não passava de uma ficção, só que eles ao fazerem o que estavam fazendo não percebia que um dia o próprio Truman descobriria que sua vida não passava de uma ficção e que todos em sua volta não estava interessado nele e sim tinham um interesse pessoal pra o beneficio deles.

O papel da mídia no filme e bem perceptível pelo fato de está se passando um filme nos quais todas as cenas são reais como na vida real. Há relação sim entre a vida real e a ficção, pois na vida real as pessoas também são manipuladas, muitas vezes são obrigadas a fazerem o que se mandam pelo simples fato de serem alienadas ou passarem por uma ameça, e muitas vezes nem sabe que está fazendo o errado para o beneficio das pessoas que os manipulam.

Na vida real ocorrem vários fatos semelhantes, às vezes se tem uma pessoa necessitando de um emprego e mesmo que existindo vários métodos pode surgir uma pessoa lhe oferecendo um emprego i tal, mas muita das vezes quem necessita mesmo aceita só que muita das vezes não sabe que este emprego não é tão confiável como se parece ser.

Enfim pra mim a história deste personagem principal Truman Carrey, foi manipulada em toda a história, pensando que sua vida era uma maravilha, mas como tudo e todos sempre descobrem a verdade em sua volta e com ele não foi diferente, passando ele a desconfiar das pessoas e de todos que em sua volta, foi descobrindo aos poucos que na verdade tudo não passava de uma ficção para beneficiar os que lhe cercavam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário