terça-feira, 18 de agosto de 2009



Tecnologia e Sociedade

A palavra progresso não tem nenhum
sentido enquanto ainda existirem
crianças infelizes.
Albert Einstein

O progresso técnico seria a resposta aos males de nossa sociedade? O presente texto procura contribuir para o debate sobre os prováveis impactos de inovações tecnológicas nos diferentes setores do complexo sistema social, econômico e político que caracterizam as sociedades contemporâneas.
Temos, por um lado, os defensores do aumento sem restrições da P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), ou seja, das verbas orçamentárias e particulares atribuídas aos esforços de inovação tecnológica, sob forma de mais pesquisas, patentes, publicações científicas e suas aplicações no processo produtivo. Freqüentemente, pesquisadores e tecnólogos prometem mais do que podem efetivamente entregar, para obterem mais financiamentos para suas atividades. Assim, solapam sua credibilidade junto à sociedade quando esta percebe os exageros nas promessas e a omissão dos riscos e problemas inerentes no desenvolvimento de certas tecnologias de ponta, tais como a engenharia genética, a energia nuclear e, mais recentemente, a nanotecnologia.
Por isso, face às propostas, planos e projetos de política científica e tecnológica, devemos sempre indagar: Para quê? Para quem? A que custo?
Os positivistas afirmam que ciência e tecnologia servem a toda a humanidade – vide os trabalhos de Pasteur, Koch, Sabin e tantos outros que salvaram milhões de vidas humanas. Afinal, o progresso técnico ajudaria a impelir o desenvolvimento da sociedade humana, vencendo a superstição e ignorância, ao imprimir maior racionalidade às ações humanas. Existe um lobby poderoso que pressiona para obter mais verbas para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. Sobretudo nos países emergentes, cujas elites pregam a necessidade de se alcançar os níveis de excelência dos países mais ricos.
Afirma-se que a inovação e, particularmente, seus produtos tecnológicos estimulam a competitividade e, dessa forma, contribuem para o crescimento econômico do país. Conseqüentemente, a competitividade é erigida em valor supremo da vida social, como se fosse uma lei da natureza imanente à espécie humana.
Omite-se, propositadamente, que o mais longo período da história da vida humana foi orientado pela cooperação e a solidariedade, valores fundamentais para a sobrevivência da espécie. Considerar a competição como norma geral do comportamento social leva ao Darwinismo Social como filosofia dominante e relega a preocupação com os próximos ao segundo plano.
Não existiriam outras opções de estilo de vida que valeria a pena transmitir aos jovens e às crianças? O que acontece com os menos competitivos, os derrotados, os que ficaram para trás?
A ideologia da competição e produtividade faz parte de uma visão de mundo dominada pela corrida atrás da acumulação de capitais e do enriquecimento ilimitado, nem sempre por meios civilizados e legítimos.
A realidade ensina que existem limites para o aumento da produtividade quando ela está baseada no aumento de um só fator, cujo crescimento exponencial leva o sistema a sofrer os efeitos da “lei de rendimentos decrescentes”. Ademais, os arautos da luta competitiva nos mercados não se preocupam com o destino dado aos resultados de um aumento da produtividade e de lucratividade dos negócios.

Letras de musicas sobre a tecnologia na sociedade

Ser dependente de drogas
Ser dependente de tecnologia
Ser dependente do dólar
Ser dependente da hipocrisia

Herança gerada por oito anos de ignorância
De uma pessoa que montou um clube e se fechou
Não atendendo a voz do povo em sua maioria

Sub-avaliação de empresas estatais
Dívidas bilionárias, aumento de tarifas
Uma partida que teve início em meados de 95.


A importância das novas tecnologias em nossa sociedade

Em nossos dias atuais a tecnologia vem ampliando cada vez mais o nosso conhecimento , e tanto que até faculdades á distancia podemos fazer , muitas coisas são feitas a partir da tecnologia , o computador por exemplo e uma maquina bem utilizada para vários meios de comunicação , com ajuda da internet também , podemos fazer muitas coisas , a televisão também é um meio de expor noticias , novelas , etc.
Em nossos dias, desfrutamos da tecnologia em praticamente tudo o que nós fazemos, em cada trabalho, em nossas necessidades, em comunicações e até mesmo no lazer, lá está ela, simplificando o dia a dia.
Mas o que pensar de nosso mundo, se não fosse a tecnologia?
Imaginemos os hospitais, a importância dos aparelhos vitais para a sobrevivência dos doentes, desde balões de oxigênio, até todo desenvolvimento das U.T.I.s, são evoluções que não tínhamos acesso há alguns anos atrás, e muitas vidas foram salvas com a ajuda desses recursos. Através da Internet e do telefone, podemos falar com pessoas de todo o mundo em instantes, e sem esse avanço, poderíamos levar dias para levar qualquer recado, informação, mercadoria, ou algo semelhante.Lembremos das navegações, há 500 anos atrás, no descobrimento do Brasil, demoravam-se meses para levar e trazer mercadorias entre os continentes, viagem esta que é realizada em no máximo poucos dias,utilizando o auxílio de aviões.
Apesar de observarmos coisas ruins com essas evoluções, como armas de fogo, bombas nucleares, etc., também sejamos gratos, lançando nossos olhares para o que é realmente bom, e aproveitando da melhor forma esses avanços que circundam nossos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário