sábado, 21 de agosto de 2010

Tecnologia Contemporânea na Escola 3

Atividade 1 (Unidade 1)

Assista em seu pólo ao filme O quarto Poder do diretor Costa Gravas e o documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog.

Após ver o filme discuta com seus colegas as seguintes questões:

  • Qual o tema central do filme?
  • Quais os principais personagens da história?
  • Quais os interesses de cada um deles?
  • Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
  • Qual o papel da mídia no filme?
  • Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
  • Caso afirmativo, poderia exemplificar?
  • De modo geral, quais suas impressões sobre a história?

E o documentário Muito Além do Cidadão Kane, o que achou dele? Consegue traçar algum paralelo com o roteiro do filme? Sabia que este vídeo causou muita polêmica no Brasil? Faça uma pesquisa sobre o tema na Internet.

Após a pesquisa e discussão, escreva uma resenha crítica com 2000 caracteres aproximadamente comentando estas e outras questões e publique aqui e em seu blog (que foi construído na disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola 1). Não se esqueça de colocar o link do seu blog no final de sua resenha, para que seu tutor possa visitá-lo.

UAB - Universidade Aberta do Brasil

UNB – Universidade de Brasília

Disciplina: Tecnologia Contemporânea na Escola 3

Tutora distância: Juliana Duarte de Souza.

Tutor Presencial: José Soares

Turma: TEA5

Acadêmica: Josefa Zélia Correa Belmiro.

Data: 21 de agosto de 2010.

Resenhando o filme

O filme tem por nome “Quarto Poder”, o tema principal do filme é debater o poder do controle que a imprensa pode exercer, ou seja, têm por finalidade falar sobre a importância da imprensa e a sua audiência que é o foco dos jornalistas e principalmente os reportes. Os personagens são o reporte Dustin Hoffman e segurança San Baily.

Dustin Hoffman era um repórter respeitado e importante, ao passar os anos foi decaindo sua popularidade em algumas redes, fazendo com que o mesmo não pudesse a se destacar, sendo suas corbetura sem importância, assim surgiu um segurança San Baily desempregado que lutava por seu emprego de volta.

Contudo isso o interesse era que repórter pudesse mudar a direção de sua carreira, e o segurança conseguisse seu emprego de volta. No entanto existe sim um interesse individual de cada um, porém cada um deles tenta se ajudar de uma única forma, sendo assim a ética está presente no reporter ao querer se ajudar e ajudar o segurança, já na forma de Sam Bayle não existe muita ética, pois a ação dele não foi uma ação irracional, pois queria seu emprego a qualquer custo.

O papel da mída no filme é esta visando a historia de dois personagens, cujo mesmos estão buscando de uma forma resolver seus problemas só que ambos de forma racional ou emocional. Com certeza há sim uma relação entre os fatos tratados na ficção e na vida real.

O caso afirmativo é a personalidade dos dois personagens, um agindo de forma racional que foi o reporter, como vimos o segurança estava mantendo reféns crianças e uma mulher para poder conseguir seu emprego de volta , eis que o reporter dar se uma idéia para a solução que com certeza mudaria a vida dos dois.

A impressão que fica da gente ao assistir um filme e visando compreender o que se passa e o porquê, e se o filme contribui para a nossa mentalidade, e esse filme contribui com certeza de uma forma abragente, pois sendo ele ficcional mexe com a emoção e o raciocínio do individuo enquanto o ser humano.

Sobre o documentário do cidadão Kane que é um documentário sobre a globo de Roberto Marinho e também demais canais, achei interessante, pois o mesmo retratava da audiência do canal e ao mesmo tempo mostrando visões amplas. O documentário consegue sim traçar um pequeno paralelo sobre o filme, pois é falado sobre audiência em foco. Segundo algumas pesquisas na internet, pude ver que esse vídeo foi proibido no Brasil, pelo fato ser um cenário político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário